Bali - Paraíso Indonésio

Apresentando seu Destino

Bali é uma das mais de 13 mil ilhas da Indonésia. Integrante das Pequenas Ilhas de Sonda, encontra-se entre as ilhas de Java a oeste e Lombok a leste. A capital provincial é Dempassar. A ilha abriga quase a totalidade da pequena população Hindu da Indonésia e é o principal destino turístico do país. É conhecida pelas suas manifestações culturais  como a dança, a escultura, a pintura, o trabalho em couro e metais e a música. Faz parte de um arquipélago com 547 ilhas distribuídas em nove grande grupos. 

Escolhendo a Data

Falar do clima de Bali é algo simples, pois basicamente só existem duas estações: estação chuvosa e estação seca. Vale lembrar que pode ocorrer chuvas em qualquer época do ano, porem na estação chamada de seca, elas são menos frequentes e passageiras. A temperatura gira em torno dos 30°C durante todo o ano. Então levando em consideração as estações, elejo a melhor época para visitar Bali sendo o período de maio a setembro, pois o clima é mais agradável e as chuvas com uma certa frequência refrescante.


Escolhendo o Local para Hospedagem

Bali em sua extensão territorial não é uma das maiores ilhas, mas o trânsito caótico e engarrafado faz com que pequenas distâncias se transformem em longos trajetos. A rua se torna um espaço muito disputado entre  carros, bicicletas, pedestres, motocicletas, animais... enfim, uma loucura mesmo. Por conta desse trânsito, que no começo assusta até os que estão acostumados com o transito das grandes cidades, sugiro que se hospede em pelo menos duas cidades diferentes justamente para que você possa caminhar em dois extremos e não precise enfrentar essa loucura das ruas de Bali.
Opções de hospedagem não faltam. Você encontra desde modestos quartos com café da manhã por algo em torno de USD 30 até luxuosos hotéis por mais de USD 1500 a diária, ou seja, se hospedar em Bali depende de quanto você está disposto a desembolsar. Uma sugestão é começar o roteiro com uma hospedagem nas praias Sanur, Nusa Dua, Seminyak, Jimbaram ou Uluwatu. Além de estarem próximas do aeroporto de Denpasar, é uma boa forma para começar a entender os costumes locais, guardando a imersão cultural em Ubud para o final.

Lista de Lugares para se visitar 

Sem dúvidas entrar em um lugar como Bali e fugir de conhecer os templos da Ilha, é algo que não dá nem pra pensar em fazer, então listo aqui alguns templos: Ulu Danau Bratan, Kehen, Besakih, Tegeh Koripan, Luhar Batakau, Bukit Dharma Durga entre outros.

  • Bedugul - é um pequeno povoado ao norte de Bali que destaca pelos seus coloridos mercados de flores e frutas. Você ainda pode desfrutar de uma das maravilhosas vistas panorâmicas dos lagos Buvan e Tamblingan. Esta localidade também é famosa por outro ponto de interesse o Beratan. Na sua margem se ele o templo budista e hinduísta de Ulun Danu, dedicado a Deusa da Água. 
  • Candi Dasa: Localizada a leste de Bali e as margens de um lago, esta região costeira destaca por ter o templo consagrado a Hariti, deusa da fertilidade. E perto do tempo está três ilhotes - Gil Tepekong, Gili Biaha e Gili Mimpang - bastante apreciados pelos amantes da pesca e mergulho. Indo ao oeste se pode admirar o templo de Pura Goa Lawah (também conhecido como Caverna do Morcego).
  • Denpasar: É a capital da ilha e é o seu principal centro comercial e empresarial. Porém não se trata de uma das localidades mais apreciadas pelos turistas. Denpasar concentra alguns pontos de interesse, tais como o Museu de Bali, inaugurado em 1932 e dedicado a arquitetura tradicional da ilha e seus templo o Pura Jagatnatha.
  • Git Git: Este pequeno povoado ao norte de Bali, localizado a 10 km de Singajara, destaca pela suas cachoeiras espetaculares de 35m de altura e abertas ao público em 1975. Bem perto, se encontra o monumento Bhuvana Pangkung Bangka, que homenagea os indonésios que perderam a vida nos combates contra os colonizadores holandeses. 
  • Klungung: Distrito localizado a leste de Bali que alberga a Corte de Justiça ou Kerta Gosa. Erguido no século XVII, este edifício é conhecido como a "Capela Sistina de Bali", devido a rica policromia que decora os seus tetos. Não muito longe de aí, se recomenda visitar o palácio flutuante de Bale Kambang.
  • Lovina: Situada a noroeste de Bali, esta zona costeira destaca por ter nas suas redondezas um famoso balneário: o Air Banjar Hot Springs. Os seus preços está ao alcance de qualquer pessoa, convertendo em uma das principais publicidade de Lovina. Entretanto, também oferece ao visitante um segundo pólo de atração turística. o Brahma Vihara Arama, um dos poucos santuários budistas existentes na ilha de Bali. Construído em 1970, o edifício se inspira no estilo construtivo de Borobudur ( em Java), considerado como um dos templos mais importantes do sudeste asiático.
  • Mengwi: Aos seus arrededores está o santuário hinduísta de Pura Taman Ayun ( que significa " templo jardim na água), um dos seis templos da realeza da ilha e, desse modo, um dos mais relevantes. Ubicada numa ilha fluvial, o complexo chama atenção por suas estilizadas pagodas.
  • Nusa Dua: Se trata de uma espetacular praia tropical situada ao sul da ilha, de areia fina branca e palmeiras. Ao longo da praia estão numerosos spas e complexos hoteleiros.
  • Sangsit: Desde este povoado, situado a leste da ilha, se pode admirar o impressionante vulcão de Batur. As suas espetaculares dimensões (13,8 x 10km) o convertem em um dos mais admirados do mundo. Ao seu arredor está o templo hinduísta com o mesmo nome, dedicado a Visnu.
  • Selat: A leste da ilha, se localizam alguns arrozais que umas décadas atrás estavam a vila de Selat. Porém, a lava expulsada pelo vulcão Agung em 1963 sepultou a vila.
  • Singaraja: Singaraja, antiga capital de Bali durante a dominação holandesa, está situada ao norte da ilha. Desta etapa se conservam diversas residências de estilo colonial, assim como os seus bulevares enormes.
  • Tenganan: trata se de uma pequena vila situada a leste de Bali ( é uma das mais antigas vilas da ilha), na qual predominam as tradicionais formas de vida e as atividades econômicas artesanais, próprias da cultura pré- hindú.
  • Tanah Lot: Esta região acolhe um espetacular templo que se eleva sobre um ilhote na metade do mar. Desde o templo se pode desfrutar umas maravilhosas vistas do pôr do sol. Aos seus arredores, se recomenda visitar o Alas kedaton, também conhecido como o Bosque Sagrado dos Macacos.
  • Ubud: Considerada como a capital cultural de Bali, esta localidade oriental possui numerosas galerias de arte. Além do mais, em Ubud se organiza anualmente um concurso literário.
Candi Dasa

Arrozal em Bali

Um pouco mais de Bali

  • Documentação - para entrar em Bali, é necessário um passaporte com validade minima de 6 meses e visto de entrada. Se sua estadia for inferior a 30 dias esse visto pode ser retirado no próprio aeroporto de desembarque, pagando uma taxa de 25 dólares de entrada e a mesma taxa na saída (valor atual de 2013). Para mais informações acesse o site http://www.consulados.com.br/indonesia/ 
  • Dinheiro - a moeda em circulação é a rupia indonésia (1. USD = aprox. 9000. rupias indonésias), em alguns mercados eles aceitam muito bem o dólar americano e o euro, por isso é melhor se informar toda vez que entrar em algum estabelecimento.
  • Língua falada - o idioma oficial é o indonésio, entretanto na ilha se usa também o balinês  Mas não se preocupe todos que trabalham com área turística falam inglês.
  • Culinária - para se deliciar com a autêntica tradição culinária da ilha, nada melhor que frequentar os restaurantes chamados de rumah makan ou as famosas barraquinhas de comida que inundam as ruas das principais cidades conhecidas como: warung. Uns dos pontos fortes da culinária balinesa é como em todos os países asiáticos, que se caracterizam pela presença de sabores intensos e pelo uso habitual de especiarias. E também o bom uso do arroz, onde você poderá experimenta lo frito, cozido a vapor e acompanhado de verduras, carne ou pescado. Outros ingredientes muito comuns são o milho e o sagú e claro sem esquecer as frutas tropicais da ilha que são servidas juntamente com os pratos principais ou em forma de sucos e coquetéis. Não podia faltar a sobremesa, que você não pode deixar de provar o pisang soe-soe, que é uma especie de banana a milanesa com farinha de trigo e ovo.
  • Vestuário - por ter um clima agradável praiano, recomenda-se roupas leves para o dia a dia, protetor solar, chapéu e se achar necessário um casaquinho fino apenas para se proteger do ar condicionado do hotel ou restaurantes (principalmente para crianças).
  • Massagem - Bali é famosa por suas massagens. Nos Resorts e hotéis eles possuem massagens que podem serem feitas a beira da praia dependendo do hotel o preço pode variar em torno de 130 reais a hora. Existem barracas que ficam instaladas nas praias que também prestam o mesmo serviço por algo em torno de 20 reais, ou seja qualquer pessoa pode desfrutar de um momento relaxante a beira da praia. O difícil vai ser querer sair dali. (preços de 2013)


Povo de Tenganan
Lovina

Templo em Tanah Lot

Ubud

Cachoeira em Git Git

Finalizando

Realmente não tem como não gostar de Bali. Ai ai fala se não deu vontade de um mergulho e depois relaxar na praia com uma boa massagem? Então coloque Bali nos planos de suas próximas viagens, espero que tenha gostado, qualquer dúvida é só perguntar. Dê sugestões de postagens e também participe da pagina no Facebook.
Muito Obrigada

Abçs e Boa Viagem! 
Lidi Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Freetown - Serra Leoa